Solidariedade para Carol Dartora: educadora e vereadora eleita em Curitiba é vítima de racismo com ameaça de morte

A direção da APP-Sindicato/Foz manifesta apoio e solidariedade a Carol Dartora, eleita pelo PT como a primeira vereadora negra da história de Curitiba, nas eleições municipais deste ano, educadora e dirigente da APP-Sindicato. Ela é vítima de racismo e sofreu ameaça de morte.

Os poderes constituídos devem investigar os ataques e a ameaça, bem como, assegurar a integridade física da futura parlamentar, que tomará posse em 1º de janeiro, na Câmara Municipal da Capital do Estado.

Desde que obteve a terceira maior votação no pleito de 2020, em sua cidade, com 8,8 mil votos, Carol Dartora enfrenta violentas ofensas, principalmente nas redes sociais. Foi vítima até mesmo de ataque racista do prefeito Rafael Greca (DEM), desferidos pela imprensa.

Exemplo do racismo estrutural que perdura nas sociedades curitibana, paranaense e brasileira, Greca negou a existência desse sistema excludente e fez comentários contra a militante. A atitude do prefeito estimula o ódio e atenta contra a vontade da população manifestada nas urnas.

Ao solidarizar-se com a vereadora eleita Carol Dartora, a APP-Sindicato/Foz convoca toda a sociedade a mobilizar-se contra o racismo, o machismo e o patriarcado que fazem a humanidade dar passos para trás, retrocedendo na direção da intolerância, da violência e do desrespeito à democracia e aos direitos humanos.

Basta de racismo! Toda solidariedade para Carol Dartora.

Foz do Iguaçu, 7 de dezembro de 2020.

A direção da APP-Sindicato/Foz