Segundo mandato de Ratinho Junior sinaliza mais ataques e retrocesso na educação pública.
Mobilização e resistência são os meios que dispõem os(as) educadores(as) para barrar a agenda de Ratinho Junior (PSD) de desmonte do sistema público de ensino do Paraná e dos direitos da categoria, já que o governador sinaliza ampliar os ataques em seu segundo mandato. Essa é a análise que prevaleceu na Assembleia Estadual da APP, sábado, 28.
Os últimos quatro anos foram de grande retrocesso. Calote na reposição que resultou em perdas salarias de 42%, terceirização e privatização, corte da remuneração na forma de desconto previdenciários de aposentados(as), precarização, desmonte educacional e pedagógico e autoritarismo foram o receituário aplicado por Ratinho Junior.
Para esconder a verdade, o Governo do Paraná torra dinheiro público com propaganda e conta com a conivência dos(as) deputados(as) que integram a sua bancada de sustentação na Assembleia Legislativa. Diante disso, a assembleia definiu como prioridade da jornada de luta dos próximos meses a seguinte pauta:
– campanha salarial.
– revogação da terceirização.
– reajuste do Piso Nacional para todos(as) educadores(as), conforme valores definidos pelo Ministério da Educação.
– revogação do “novo Ensino Médio”.
– concurso público para professores(as) e funcionários(as) de escola.
A presidenta da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista, analisa que os problemas da educação paranaense são um projeto. “Não é apenas descuido, incompetência nem falta de dinheiro: é um projeto neoliberal aplicado pesadamente para desgastar e precarizar os serviços públicos a fim de privatizá-los”, reflete.
“Por isso, é fundamental a formação contínua da base e a organização da categoria para resistirmos aos desmandos e retrocessos desse governo”, completa. “Nosso limite será começo de abril, quando teremos outra Assembleia Estadual. Caso o governo não pague o que deve e não haja nenhum acordo, a categoria debaterá a greve”, enfatiza Janete.
Confira aqui íntegra das deliberações da Assembleia Estadual da APP