Nota de solidariedade: bloqueio e corte de verbas da Unila nunca mais!

Campus da instituição no Jardim Univeresitário – Foto: Divulgação

A APP-Sindicato/Foz se solidariza com os(as) estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) que, nos últimos meses, sofrem com os reflexos dos bloqueios impostos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Os ataques são contra as instituições federais de ensino superior.

Com o atraso no pagamento de bolsas, muitos acadêmicos precisaram recorrer à solidariedade até mesmo para a alimentação. É uma violência a que são submetidos estudantes que atuam no ensino, pesquisa e extensão.

Saudamos o desbloqueio ocorrido no fim do ano, que quase comprometeu o pagamento de compromissos assumidos pela Unila, com base no orçamento que é aprovado no exercício anterior. A liberação do recurso foi resultado da pressão e da mobilização da comunidade acadêmica.

Esse tripé, próprio da universidade pública, é promotor de ciência, conhecimento e cultura. São atividades que fomentam o avanço educacional e o desenvolvimento socioeconômico em Foz do Iguaçu e nas Três Fronteiras da Argentina Brasil e Paraguai.

Cortes e bloqueios orçamentários sucessivos comprometem o funcionamento das universidades e institutos federais brasileiros. São efeito do enorme retrocesso imposto pelo atual governo, que está longe de conseguir entender que educação não é gasto, é investimento no presente e no futuro.

Além do papel fundamental que cumpre em Foz do Iguaçu e região, a Unila é patrimônio dos povos da América Latina. Atuando na compreensão e interpretação, sob olhar autônomo, e na busca de soluções para os desafios do continente.

Bloqueio e cortes de verbas da Unila nunca mais!

Foz do Iguaçu, 22 de dezembro de 2022

Direção do Nucleo Sindical APP/Foz