Encaminhamentos da Assembleia Regional Extraordinária da APP-Sindicato/Foz.
A APP-Sindicato/Foz reuniu a categoria nessa quinta-feira, 24, para Assembleia Regional Extraordinária. A plenária on-line discutiu e deliberou:
O debate reforçou a gravidade do cenário de pandemia em Foz do Iguaçu e região, e a impossibilidade de retomada de aulas presenciais neste momento.
Mesmo diante do colapso do sistema de saúde, baixa taxa de vacinação e insegurança para o retorno, Núcleo Regional de Educação (NRE/Foz), com aval da Secretaria Estadual de Educação (Seed), determina o retorno presencial de aulas em 100% dos colégios, nos nove municípios da área de abrangência do órgão.
Assim, a Assembleia Regional da APP-Sindicato/Foz delibera um conjunto de ações para fortalecer a construção da greve pela vida.
1. Produzir material e vídeos curtos voltados à comunidade escolar sobre as condições de infraestrutura, falta de funcionários(as), falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), transporte escolar deficitário e sobre a OBRIGATORIEDADE das famílias assinarem o Termo de Responsabilidade para o retorno dos estudantes.
2. Reforçar a orientação de que em greve não se deve comparecer às escolas, nem mesmo para assinar documentos/atas/orientações. Enviar notificação extrajudicial para as direções das escolas. Caso haja pressão, documentar e denunciar ao sindicato. Em caso de bloqueio do RCO, registrar boletim de ocorrência policial.
3. Realizar ato público para marcar o luto pelas mais de 1.000 mortes por covid-19 em Foz do Iguaçu. Cobrar a responsabilidade da administração municipal, Câmara de Vereadores e municipais pela imposição da retomada das aulas.
4. Agendada nova reunião para definir ato e outras agendas na próxima quarta-feira, 1º de julho, às 19h.
5. Mobilização da categoria para participar da Assembleia Estadual, neste sábado, 26, às 8h30. É preciso fazer a inscrição prévia aqui: appsindicato.org.br/assembleia.
Homenagem
A Assembleia Regional prestou homenagem à eterna companheira Tanea Costa, que completaria mais um ano de vida, nessa quinta-feira.
Condolências
A categoria solidarizou-se, durante a assembleia, à família do Professor Ademar, de São Miguel do Iguaçu (PR), que durante a reunião recebeu a notícia do falecimento de seu primo, por covid-19. Mais uma vida perdida, mais uma família enlutada, mais uma vida que poderia ter sido poupada. Solidariedade e condolências ao companheiro Ademar e familiares.
Os(as) companheiros(as) do Colégio Belo Horizonte, em Medianeira (PR), que perderam de forma trágica uma aluna, nessa quinta-feira, também receberam o conforto e a solidariedade da assembleia da APP-Sindicato/Foz.
24 de junho de 2021
A direção da APP-Sindicato/Foz