Mobilização é contra a prova para PSS e em defesa da pauta da categoria.
Educadores da rede estadual de educação realizam mobilização em todo o Paraná, nesta quarta-feira, 4, em defesa da pauta da categoria. Na região, o ato público será em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu, às 9h.
Uma das pautas do movimento é contra a prova para PSS, imposição de Ratinho Junior e Renato Federer para. O edital que o Governo do Paraná acaba de lançar para a seleção de trabalhadores(as) temporários(as) é excludente e deixará milhares de professores(as) desempregados, já que prevê míseras 4 mil vagas.
A resistência ao processo de militarização de escolas públicas também é parte da mobilização no NRE de Foz do Iguaçu. O governo atropelou até os critérios que ele mesmo criou para a criação dos “colégios cívico-militares”, o que foi denunciado pela APP-Sindicato/Foz ao Ministério Público do Paraná.
Escolas em regiões populares perderão o ensino noturno, aumentando ainda mais a dificuldade de acesso e permanência na escola de alunos das famílias mais pobres, especialmente os que trabalham e estudam.
Atuais diretores(as) das escolas que poderão ser militarizadas perderão seus cargos. Professores(as) que não concordam com esse modelo de educação baseada na ideologia de quartel serão remanejados. Agentes educacionais serão substituídos por militares da reserva.