APP-Sindicato/Foz convoca a categoria para enviar fotos acompanhadas de cartaz com as hashtags da ação.
A aprovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), pela Câmara dos Deputados, foi uma vitória da educação pública brasileira. Para garantir a continuidade do fundo, contudo, há uma forte luta pela frente, pois o projeto será submetido a duas votações no Senado Federal.
A tarefa é manter e ampliar a mobilização em defesa do Fundeb, principal fonte de financiamento da escola pública. Por isso, a APP-Sindicato/Foz convoca professores(as) e agentes educacionais a integrar a campanha #VotaFundeb, que veiculará apoios ao projeto nas redes sociais.
Para defender o Fundeb e integrar a campanha, o(a) educador(a) da base da APP-Sindicato/Foz só precisa fazer uma foto (preferencialmente, na posição horizontal), no formato usado nas redes sociais, segurando um cartaz (folha de sulfite, no formato A-4), com as seguintes hashtags:
#AprovaFundeb
#AprovaFundebPermanente
#FundebJá
#AprovaCAQ
#SemDestaques
Depois, basta enviar a imagem para o WhatsApp do Núcleo Sindical: 45 9 9936-0172. É necessário informar nome completo, função, escola e cidade. Professor(a) deve indicar qual disciplina leciona.
Além disso, a APP-Sindicato/Foz orienta a categoria a promover o debate sobre a importância da aprovação do Fundeb entre colegas educadores(as), estudantes, mães e pais de alunos(as). É fundamental envolver a comunidade para que ela ajude a defender a escola pública. A direção do sindicato está à disposição para contribuir no que for necessário.
O Fundeb aprovado na Câmara Federal garante, entre outros pontos:
– Fundeb permanente;
– complementação do fundo pelo Governo Federal em 23%, em seis anos (12% já para 2021);
– 70% do fundo, no mínimo, para a valorização dos trabalhadores(as) da educação;
– elevação dos atuais 9 para 24 o número de estados que poderão receber complementação da União; e
– assegurados recursos para alimentação escolar, livro didático, transporte, entre outros.
Leia também: Fundeb: educação vence e impõe derrota a Bolsonaro e Ratinho Jr