Foram três dias de debates e propostas para a educação, no Rio Grande do Norte, com professores(as) e funcionários(as) de todo o Brasil.
As dirigentes da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista e Madalena Ames, participaram da Conferência Nacional Popular de Educação de 2022 (Conape), de 15 a 17 de julho, em Natal (RN). O encontro reuniu professores(as) e funcionários(as) de todo o país, eleitos delegados(as) nas conferências estaduais.
A APP foi representada por delegados de várias cidades do Paraná, trabalhadoras e trabalhadores da educação, em conjunto com mais de 40 entidades foi uma das signatárias do documento a Carta de Natal, intitulada “Reconstruir o País”, que reflete o conjunto de debates das Conapes realizadas.
Leia a Carta de Natal na íntegra aqui
Presidenta da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista,“A Carta de Natal é um marco na reconstrução da educação pública no país, ainda mais nestes anos tenebrosos que temos vividos, sob a precariedade e a retirada de recursos da escola pública”, refletiu.
Para ela, a carta renova a esperança e a capacidade de luta dos(as) educadores(as). “Nos aponta a possibilidade de dias melhores, de esperançar e saber que a educação pública de qualidade, laica, democrática e com melhores condições é possível. Vamos construí-la juntos(as)”, descreveu Janete Batista.