O principal objetivo da Assembleia Estadual realizada neste sábado (22) era definir a participação do Paraná na Greve Nacional, chamada pela CNTE para os dias 17, 18 e 19 de março. Depois de um debate intenso, tanto no Conselho Estadual (sexta-feira 21) quanto na Assembleia, a maioria optou por Mobilização nas escolas no dia 17, aula de 30 minutos no dia 18 e Paralisação no dia 19.
Os representantes do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, conforme havia sido deliberado na reunião do Conselho Regional no dia 19, defenderam a paralisação de 3 dias, com uma Assembleia Estadual no dia 19 para definir os rumos da luta.
A proposta de Assembleia no dia 19 foi rejeitada no Conselho Estadual e também na Assembleia, que deliberaram por Assembleia Estadual no dia 29 de março. Já a paralisação de 3 dias dividiu opiniões no Conselho Estadual.
Muitos Núcleos Sindicais e inclusive membros da Direção Estadual defenderam que o Paraná deveria participar dos 3 dias de Greve Nacional. Diante dessa divisão, o Conselho Estadual acabou aprovando a Greve de 3 dias com uma diferença de 2 votos (61 a 59). Contudo, na Assembleia, mesmo a proposta de 3 dias tendo uma votação expressiva, acabou vencendo a proposta de paralisação de um dia.
Em relação