Conselho Regional da APP-Sindicato/Foz debate conjuntura e jornada de lutas

Sindicato reforça a convocação da base para a Assembleia Estadual, neste sábado, 28, em Curitiba.

A direção da APP-Sindicato/Foz reuniu o Conselho Regional da entidade nesta quinta-feira, 26, para a conjuntura política e a jornada de lutas em 2023. O encontro antecede a Assembleia Estadual da categoria, no fim de semana.

Presente à reunião, secretário-executivo de Formação Política Sindical e Cultura da APP Estadual, Cleiton Costa Denez, fez uma explanação da situação política nacional e estadual. A vitória da democracia nas urnas, com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traz um alívio. Porém, o projeto neoliberal de Ratinho Junior (PSD) de desmonte e venda da escola pública precisa ser vencido, analisou.

A presidenta da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista, ressaltou que os últimos quatro anos foram de intensos ataques e de retirada de direitos da classe trabalhadora. “Isso se deu tanto em nível federal, com Bolsonaro, quanto no Paraná, com Ratinho Junior”, refletiu.

“A reeleição de Ratinho é um alerta para nós, educadores(as)”, advertiu Janete. “Precisamos nos organizar, a partir da base, em favor da educação pública e na defesa dos nossos direitos, muitos deles retirados por esse governo nefasto e autoritário”, denunciou a dirigente sindical.

Aos(às) educadores(as) presentes na reunião do Conselho Regional, Janete Batista lembrou que o Governo do Paraná dissemina a falsa propaganda de que o estado detém a “melhor educação do Brasil”. Para ela, é uma narrativa mentirosa, baseada em maquiagens. Olhemos nossos salários, com defasagem de 40% devido a calotes na reposição. Não há valorização do ensino sem reconhecimento dos(as) trabalhadores(as)”, afirmou.

No Conselho Regional da APP-Sindicato/Foz, foram abordados temas como salário e emprego, defasagem, piso, quinquênio e anuênio e o combate à terceirização e privatização da escola pública.  A categoria reforça a pauta por concurso público, resgatando que, para funcionário(a) de escola, o último foi em 2005. Já para professor(a), a última seleção por concurso foi há dez anos, 2013.

“O Conselho Regional apresentará ao Conselho Estadual, antes da assembleia, a importância da formação política da categoria e do fortalecimento do trabalho de base”, informou Janete. “Para que estejamos prontos, caso Ratinho Junior não responda às nossas demandas, para tomar as ruas em greve e barrar o avanço desse projeto de destruição da escola pública”, asseverou.

Pauta pedagógica

Na pauta pedagógica, o debate girou em torno do desmonte do sistema de educação, da revogação do “novo Ensino Médio e quanto ao modelo dos cursos técnicos. Educadores(as) de Foz do Iguaçu e região pontuaram, também combater a mercantilização, a militarização e o fechamento de escolas no período noturno.

Conselho e Assembleia

A reunião do Conselho Estadual será nesta sexta-feira, 27. A Assembleia Estadual presencial acontece no dia seguinte, sábado, 28, na sede do Sindicato dos Bancários em Curitiba. A diretoria da APP-Sindicato/Foz reforça a importância da participação dos(as) educadores(as) de Foz do Iguaçu e região na assembleia.