Categoria deliberou o respaldo às candidaturas para governador e presidente com 97% dos votos.
A Assembleia Estadual da APP aprovou, com 97% de votos a favor, moção de apoio às candidaturas de Roberto Requião a governador do Paraná e de Luis Inácio Lula da Silva a presidente, ambos do PT. O documento foi apresentado durante a 8ª Conferência Estadual da Educação.
O respaldo da categoria a Requião e Lula tem por objetivo pôr fim aos retrocessos, perdas, agressões e desmonte da educação pública paranaense e brasileira. O objetivo é derrotar o projeto mercantilista representado por Ratinho Junior (PSD) e Jair Bolsonaro (PL).
Ratinho Junior é inimigo de professores(as) e funcionários(as). Seu calote da data-base faz com que educadores(as) tenham perdas salarias de quase 40%. Sua gestão acentuou o desmonte do sistema público de ensino, com terceirização, militarização e ataque para favorecer empresas.
Jair Bolsonaro representa um grave entrave aos valores humanos, o que repercute diretamente na educação. Sob seu (des) governo, o Ministério da Educação foi ocupado por ineptos que usaram o cargo para difundir desinformação, atacar a ciência e favorecer segmentos religiosos. Os cortes de verbas são a marca da gestão Bolsonaro.