Agenda conjunta nos colégios entre dirigentes regionais e estaduais da APP começou nesta segunda-feira, 23; na terça, acontece formação em Itaipulândia.
Temas pedagógicos, questões salariais e as ações ditatoriais da chefia do Núcleo Regional de Ensino (NRE) são algumas pautas da Caravana Estadual da Educação, que irá percorrer colégios de Foz do Iguaçu e região. A agenda termina na terça-feira, 24, com curso de formação, no município de Itaipulândia.
Dirigentes regionais e estaduais da APP irão conversar com professores(as), funcionários(as) e diretores(as) de escolas, ouvir demandas e atualizar a pauta dos(as) educadores(as). Essa proximidade visa a fortalecer a organização de base na resistência da categoria aos ataques de Ratinho Junior (PSD) à educação pública e mobilizar para a Jornada de Lutas 2022.
A destruição do sistema público de ensino, no plano pedagógico e organizacional das escolas, a retirada de direitos, a terceirização e a privatização estão entre os principais ataques do governo, parte do projeto privatista de Ratinho Junior e seus aliados. O calote da data-base impõe perdas acima de 35% na remuneração dos(as) profissionais da educação.
A direção da APP-Sindicato/Foz já vem percorrendo as escolas de Foz do Iguaçu e região para ouvir a base, explica Janete Batista, presidente do Núcleo Sindical. “A vinda da Caravana da Educação, da nossa direção estadual, reforçará as visitas e a agenda de mobilização contra o projeto de retrocesso da educação”, frisa. “Somamos forças contra os inimigos da educação: Ratinho Junior e seu secretário-empresário Renato Feder”, enfatiza.
Secretária de Assuntos Municipais da APP-Sindicato/Foz, a professora Lisete Finken Zacomelli destaca que as visitas conjuntas a escolas da região serão importantes também para ouvir diretores(as). “Estão sofrendo assédio constante. Dirigentes eleitos(as) legitimamente pelas comunidades escolares são retirados do cargo de forma injusta, autoritária e ilegal”, denuncia.
Formação em Itaipulândia
A agenda unificada das direções regional e estadual será concluída com um curso de formação em Itaipulândia. O conteúdo irá abordar a importância de organização e da mobilização da categoria, conquistas, fortalecimento do sindicato contra o retrocesso e o avanço dos(as) educadores(as) na conquista de direitos. O curso será nesta terça-feira, 24, às 19:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de Itaipulândia