Greve das atividades presenciais e posição da base na Assembleia Estadual estão entre as pautas.
A direção da APP-Sindicato/Foz convoca professores(as) e funcionários(as) de escolas das nove cidades que integram a base para reunião on-line, nesta sexta-feira, 21, às 19h. A plenária será pelo Zoom, com o envio do link de acesso pelos grupos de WhatsApp.
A reunião ampliada do Conselho Regional terá como pauta:
1. Informes;
2. Orientações sobre a greve pela vida (greve de atividades presenciais);
3. Posição do Núcleo Sindical para ser levada ao Conselho e Assembleia Estadual, nos dias 28 e 29 de maio; e
4. Outros assuntos.
Enquanto a pandemia passa por nova aceleração, com aumento no número de casos e de mortes, além da superlotação dos hospitais, Ratinho Junior (PSD) não apenas mantém escolas abertas como pretende ampliar a quantidade de instituições com aulas presenciais. O governo não tem preocupação com a vida de educadores(as), estudantes e suas famílias.
Na região, dois colégios já registraram casos de covid-19 em professores(as) e alunos(as). Como apontam os especialistas, não há protocolos capazes de garantir a segurança da comunidade escolar com a volta às aulas presenciais.
Como agravante, o governo e a chefia do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu não permitem qualquer transparência nas informações sobre a doença e nem seguem medidas preconizadas pelos órgãos de saúde para casos de contaminação no ambiente escolar. O NRE pressiona direções de escolas e educadores(as) a fim de esconder ocorrências da doença nas escolas.
Enfrentar a pandemia e defender a vida são tarefas coletivas da categoria. É preciso organização e disposição para a luta entre professores(as) e funcionários(as) para o enfrentamento da covid-19 e o descaso dos governos com a vida.