Protesto de luto e luta pelas vidas perdidas para a covid-19 cobra suspensão das aulas presenciais. Velas serão acesas na Praça da Paz.
A APP-Sindicato/Foz e o Sinprefi realizam ato público em Foz do Iguaçu para homenagear educadores(as) que faleceram por covid-19 e para cobrar a imediata suspensão das aulas presenciais. O protesto será nesta quarta-feira, 7, às 18h30, na Praça da Paz.
As entidades convidam educadores(as) das redes estadual, municipal e superior de ensino, estudantes, pais e mães de alunos(as), sindicatos de trabalhadores(as) e organizações populares. Também podem participar pessoas que perderam familiares em decorrência da doença.
A orientação é para que os participantes do ato de luto e luta usem roupas de cor preta e levem velas para serem acesas na praça. Durante a manifestação, é necessário usar máscaras PFF2, de maior proteção, e uso álcool em gel, além do distanciamento entre as pessoas.
“O ato marca o luto pelas vidas perdidas de educadores(as) na cidade devido à covid-19”, enfatiza o presidente da APP-Sindicato/Foz, Diego Valdez. “E cobra a suspensão das aulas presenciais e vacina para todos(as)”, completa.
“Também vamos apontar a responsabilidade de governantes e ocupantes de cargos de chefia como responsáveis por essas mortes e pelo adoecimento da categoria”, completa. Em Foz do Iguaçu, as redes municipal e estadual têm aulas presenciais.
Com 1.040 óbitos por causa da infecção causada pelo novo coronavírus, Foz do Iguaçu é a cidade com o maior número de mortes por 100 mil habitantes, entre os principais municípios do Paraná. Pessoas diagnosticadas com a doença ultrapassam 40 mil, desde o início da pandemia.
Ato Público de Luto e Luta em Foz do Iguaçu
Data: 7 de julho (quarta-feira), às 18h30
Local: Praça da Paz (Avenida JK), centro
Realização: APP-Sindicato/Foz e Sindicato de Professores e Profissionais Educação Rede Pública de Foz do Iguaçu (Sinprefi)