APP-Sindicato/Foz forma coletivo de jovens trabalhadores(as) da educação 

Foto: APP-Sindicato/Foz

Instância de organização, o objetivo é fortalecer a participação de jovens professores(as) no debate educacional e nas pautas sindicais.

A APP-Sindicato/Foz formou o Coletivo de Jovens Trabalhadores(as) da Educação, durante encontro no último dia 30 de agosto, a fim de fortalecer a participação de professores(as) e de agentes de escola jovens no debate educacional e nas lutas sindicais. A programação foi aberta com um café da manhã, seguida de diálogos e deliberações.

A agenda também contou com momento de formação política, em que foram abordados temas vinculados ao cenário educacional atual. E os(as) participantes integraram uma roda de conversa para compartilhar experiências, discutir desafios enfrentados no cotidiano escolar e trocar ideias sobre como aprimorar a atuação dos(as) jovens educadores(as). Valorizando a cultural popular, a leitura de um cordel destacou a importância dessa expressão brasileira como ferramenta de resistência e reflexão.

O coletivo surge em um momento de crescente necessidade de engajamento dos(as) jovens professores(as) nas decisões que afetam a educação pública e a categoria docente. A intenção é estabelecer um espaço permanente de diálogo, aprendizado e mobilização, pois a organização de base fortalece, renova e amplia as ações do sindicato.

“O coletivo é um passo crucial para garantir que a voz dos(as) jovens professores(as) seja ouvida e que eles possam participar ativamente das decisões”, destacou Erika Conceição de Almeida Lima Santos, secretária de Políticas Sindicais e de Políticas Sociais de Direitos Humanos da APP-Sindicato/Foz. “Queremos que o coletivo seja um espaço acolhedor, onde possamos nos apoiar mutuamente e construir juntos um futuro melhor para a educação”, reforçou.

Encaminhamentos Iniciais do Coletivo

Cada membro convidará mais colegas professores(as) da educação para o próximo encontro, para integrarem o coletivo;

Informar a comunidade escolar sobre as consequências da privatização das escolas públicas e convidá-la a votar contra em futuras consultas públicas.

Realizar reuniões mensais do coletivo e interagir com outras organizações juvenis da região, como universidades, movimentos sociais e grêmios estudantis.

Montar bancas e estandes da APP-Sindicato/Foz em locais frequentados por professores(as), como eventos e palestras, para aumentar a visibilidade do coletivo.

Próximos passos

O Coletivo de Jovens Trabalhadores(as) da Educação elencou uma série de atividades para os próximos meses, incluindo oficinas, debates e ações de mobilização. A expectativa é a de que o grupo cresça e se fortaleça, ampliando a participação dos jovens educadores(as) em todas as instâncias do sindicato.

Com essa iniciativa, a APP-Sindicato/Foz reafirma seu compromisso com a inclusão e valorização dos(as) jovens trabalhadores(as) da educação, reconhecendo a importância de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Encontro tem data marcada

O segundo encontro do coletivo está agendado para o dia 28 de setembro. Professores(as) interessados em participar ou conhecer a nova forma de organização podem se inscrever pelos seguintes contatos:

WhatsApp: (45) 9936-0172
Telefones fixos: (45) 3028 1013 e (45) 3025 7914