Diretoras da APP-Sindicato/Foz recebem homenagem da Câmara Municipal

Professoras Madalena Ames e Dalva de São José, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu – Foto: Assessoria

Com as vidas dedicadas à escola pública, as professoras Madalena Ames e Dalva Soares de São José receberam moção de aplauso do Legislativo.

Em momento de emoção e reconhecimento, as professoras e diretoras da APP-Sindicato/Foz, Madalena Ames e Dalva Soares de São José, receberam homenagem da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu. Com o plenário do Legislativo lotado, a solenidade foi nessa quarta-feira, 8.

A moção de aplauso foi proposta pelo vereador Marcio Rosa, a dezessete profissionais da educação. As secretárias de Saúde e Previdência e de Aposentadas(os), Madalena e Dalva, têm suas vidas marcadas pela entrega à escola pública, gratuita e de qualidade.

Além da sala de aula, as docentes são exemplos de luta em defesa dos(as) educadores(as), em prol de direitos como salário decente e melhores condições de trabalho. No movimento social, atuam pelas causas coletivas, principalmente as garantias das mulheres trabalhadoras.

Vida e luta

Madalena Ames possui 35 anos de trabalho como professora, tendo atuado em colégios como Três Fronteiras, Monsenhor Guilherme, Barão do Rio Branco, Cataratas e CEEBJA Professor Orides Balotin Guerra. Foi representante de base do Núcleo Sindical de Assis Chateaubriand e diretora da APP Estadual, comprometida com o entendimento de que o sindicato é a principal forma organização da classe.

“Diante de tantas perseguições e punições do governo sobre os(as) educadores(as), e o adoecimento da categoria por conta da sobrecarga de trabalho, encontrar pessoas com empatia à nossa luta, e pela valorização da educação de qualidade, renova as nossas forças”, expressou a professora Madalena Ames.

Professora Madalena Ames ao lado do presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, o vereador João Morales (à esquerda) e o vereador Marcio Rosa (à direita)

Ensino e aprendizagem

Dalva Soares de São José lecionou em Foz do Iguaçu desde 1987, desde os anos 1980. Deu aulas nas escolas Parigot de Souza, São Miguel (atual Escola Alternativa) e Antônio Gonçalves Dias, e foi coordenadora de pré-escola da rede municipal. Nos colégios estaduais, foi professora no colégio Dom Pedro II, aposentada desde 2010, é ativa lutadora pela escola pública e os(as) educadores(as).

“Agradeço aos (às) meus alunos(as), minha família e colegas de trabalho, especialmente a professora Joelma Martins, que me indicou para a receber a moção de aplauso, e às pessoas com as quais pude conviver”, disse a professora Dalva. “Estendo a vocês  esta homenagem, pois como diz nossa poetisa Cora Coralina: ‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. Gratidão”, celebrou.

Professora Dalva de São José ao lado do presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, o vereador João Morales (à esquerda) e o vereador Marcio Rosa (à direita)

Reconhecimento

Presidente da APP-Sindicato, Ari Luis Jarczewski realçou o merecimento da homenagem: “Nossas colegas Madalena e Dalva são exemplos de educadoras e de total dedicação à educação pública. Elas representam um grande legado na educação e na luta sindical. A elas, nossos parabéns”, enalteceu.

Autor da moção de aplauso concedida pela Câmara Municipal, Marcio Rosa enfatizou o papel da educação para o progresso. “É a base para qualquer sociedade, seja economicamente, institucionalmente ou culturalmente”, disse o vereador.

Câmara de Foz do Iguaçu homenageou 17 educadores(as) de Foz do Iguaçu – Foto: Assessoria