Etapa regional da Conferência Nacional de Educação (Conae) será em Foz do Iguaçu, nos dias 13 e 14 de novembro, em formato híbrido; professor Geraldo Gross palestra na abertura.
Considerada um marco na construção de políticas públicas, a Conferência Nacional de Educação (Conae) terá etapa regional em Foz do Iguaçu, nos dias 13 e 14 de novembro, na Unila – Jardim Universitário. A conferência reunirá educadores(as), estudantes, pais e mães de alunos(as) e representantes de organizações sindicais e sociais dos nove municípios da microrregião.
A Conae é uma construção coletiva, da qual fazem partem a APP/Sindicato/Foz, Sindicado de Professores de Foz do Iguaçu (Sinprefi), Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE), Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMED), secretarias dos municípios da região e os movimentos sociais.
A etapa regional abrange as cidades de Foz de Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu. Será um momento para o debate de políticas públicas na área educacional e na construção de bases para o futuro da educação pública.
As inscrições para o encontro são gratuitas, pelo link: https://forms.gle/NK6aW6wfzcYqo4Aa6
A Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático onde a comunidade escolar se reúne para construir, de forma coletiva, os princípios norteadores que servirão de base para formulação de políticas públicas.
No primeiro dia, a etapa regional da Conae contará com palestra de abertura e aprovação do regimento, de modo on-line. No segundo dia, as análises e debates pela plenária serão presenciais, além da eleição de delegados(as) da região na Conferência Regional.
A palestra de abertura será ministrada pelo professor Geraldo Grossi Junior, que foi presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, por dois mandatos. Sua trajetória incluí a condição de líder da equipe de Educação Escolar Indígena da SEDUC/MT; coordenador do Projeto Tucum – Programa de Formação de
Professores Indígenas, e coordenador pedagógico do Projeto Xamã – Programa de Formação de Auxiliar de Enfermagem Indígena, entre outros.
Link para o documento de referência para a plenária: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/sites/professores/arquivos_restritos/files/documento/2023-10/conae2024_documento_referencia.pdf
Presidente da APP/Sindicato/-Foz, Janete Batista enfatiza a importância do debate e da participação de educadores(as) e da comunidade. “A Conae é um espaço de discussão, resistência, luta e mobilização da sociedade. É uma instância para, juntos(as), decidirmos os rumos da educação no Brasil para os próximos 10 anos, que acumula grave período de desmonte”, expõe.
O principal compromisso é garantir que a educação brasileira seja humanizada, emancipadora e inclusiva, da base à formação universitária, enfatiza. “E que os direitos de todos(as) os(as) cidadãos(ãs) sejam respeitados nesse processo, o que inclui crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas”, avalia Janete;
Programação da Conae 2023 em Foz do Iguaçu
Dia 13/11 (segunda-feira) | on-line:
Palestra de abertura, leitura e aprovação do regimento.
Dia 14/11 (terça-feira) |presencial:
Plenária nos períodos da manhã e tarde
Local: Unila (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, Jardim Universitário, ao lado da Unioeste/Foz)
Horario: 8h
Inscrições: https://forms.gle/NK6aW6wfzcYqo4Aa6
Mais informações: (45) 9936-0172 (WhatasApp)