A Escola de Formação da APP Sindicato – Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, abriu as atividades do segundo semestre no sábado, dia 16 de setembro.
Professores e funcionários foram recebidos no PTI-Itaipu, onde acompanharam estudos envolvendo temas sobre trabalho e educação, baseados no livro “O neocolonialismo à espreita: mudanças estruturais na sociedade brasileira”, do Prof. Dr. Marcio Pochmann (Unicamp, atual presidente do IBGE).
A primeira parte da formação foi conduzida pelo Professor Renato Martins, Sociólogo, Doutor em Ciência Política (USP), Pós Doutor em Ciências Sociais (Universidad de Buenos Aires), também foi chefe da assessoria internacional da Secretaria Geral da Presidência da República (2005 a 2010) e colaborador da Iniciativa América Latina do Instituto Lula (2011 a 2016). A partir da sua experiência, Martins pode contribuir com reflexões importantes sobre o mundo do trabalho e a organização dos trabalhadores diante do enfrentamento dos avanços do neoliberalismo.
Completaram os trabalhos apresentações técnicas sobre os projetos e atividades desenvolvidas pelo PTI. A partir desta ação os participantes aprofundaram debates sobre as possibilidades de aproximação dos projetos do PTI com a realidade da escola pública de Foz do Iguaçu e Região.
Para os dirigentes da APP Sindicato a etapa da Escola de Formação com a parceria do PTI-Itaipu foi fundamental para ampliar os caminhos de aperfeiçoamento profissional da categoria, bem como criar novos mecanismos de acesso à educação para os estudantes da escola pública.
A Escola de Formação da APP no Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu continua com encontros online nos próximos dias 07 e 27 de outubro e também atividades de estudos e pesquisas, totalizando 32 horas, com certificação pela Unespar.