Mobilização de estudantes garante passe livre em Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi/CMFI

APP-Sindicato/Foz parabeniza a conquista desse direito e destaca o exemplo de protagonismo e luta do movimento estudantil.

Organizados(as) e mobilizados(as), estudantes de Foz do Iguaçu asseguraram uma conquista histórica: a gratuidade no transporte coletivo. O passe livre já está em vigor, aprovado no Legislativo e sancionado pela gestão municipal.

A APP-Sindicato/Foz enfatiza e parabeniza a conquista de “secundaristas” e universitários(as) na conquista desse direito. Os(as) estudantes iguaçuenses reforçam para a sociedade que somente a organização e a luta conduzem às vitórias.

O passe livre contribui para o acesso a garantias essenciais à juventude, como educação, trabalho, lazer e cultura. Em Foz do Iguaçu, quase 40 mil discentes deverão ser beneficiados, a partir da luta coletiva do movimento estudantil.

Ao celebrar a conquista, o Núcleo Sindical lembra que transporte coletivo de qualidade é um direito de todos(as) e obrigação do poder público. Em Foz do Iguaçu, a população paga caro por um serviço precário e os(as) trabalhadores(as) rodoviários não são atendidos em seus pleitos.

Presidenta da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista avalia que os(as) estudantes deram o exemplo de que a união é a única forma de chegar a avanços e conquistas. “Quando a sociedade não se mobiliza, ela é a grande prejudicada”, expõe.

“Se não lutamos por nossos direitos, abrimos espaço para que os governantes se sintam livres e esqueçam da sua função e obrigação para as quais foram eleitos”, segue. “Ou seja, esquecem que seu papel é melhorar a vida das pessoas”, conclui Janete Batista.

APP-Sindicato/Foz