A direção da APP-Sindicato/Foz repudia o autoritarismo da chefia do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE) contra diretores(as) de escola. O órgão vale-se de medida arbitrária da Secretaria Estadual de Educação (SEED) que transferiu aos núcleos educacionais nas regiões poder para prorrogar ou não mandato de dirigentes escolares.
Assim, diretores(as) são arrancados(as) de suas funções e têm seus lugares ocupados por pessoas diretamente ligadas à chefia do NRE de Foz do Iguaçu ou a políticos da base de sustentação do governador Ratinho Junior (PSD). Essa prática aniquila a gestão democrática na escola, favorecendo o compadrio e o projeto de terceirização e privatização do ensino público.
Nesse contexto, a APP-Sindicato/Foz manifesta solidariedade ao professor Darlan Chiamulera, que tem servido à educação pública desde 2007, com sete anos de trabalho como diretor do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, de Medianeira (PR). O educador é a mais recente vítima da arbitrariedade da chefia do NRE de Foz do Iguaçu, ilegalmente destituído de sua função de diretor, com perdas salariais.
A APP-Sindicato/Foz não se calará e seguirá denunciando o arbítrio e a ilegalidade de decisões prejudiciais a professores(as) e funcionários(as) que dedicam suas vidas ao ato de ensinar. O Núcleo Sindical, coerente com o princípio de defesa da manutenção dos direitos dos(as) educadores(as), diz basta ao autoritarismo.
Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2022.
Janete Batista
Presidente
APP-Sindicato/Foz