Reunião da diretoria também destacou a luta pela data-base; educadores(as) têm 34,5% de perdas salarias.
Enquanto percorre os colégios de Foz do Iguaçu e região com a Caravana da Educação, ouvindo e conversando com educadores(as), a direção da APP-Sindicato/Foz dá seguimento as deliberações definidas coletivamente pela categoria. É necessário fazer frente ao desmonte e retirada de direitos promovidos por Ratinho Junior (PSD) no Paraná.
Em reunião da diretoria, foi definida a forma de mobilização de professores(as) e funcionários(as) da base na agenda estadual do sindicato e do Fórum de Entidades Sindicais (FES). “A defasagem causada pela inflação corrói em 34,5% o salário dos(as) servidores(as). Mesmo com o dinheiro em caixa, Ratinho não nos paga”, pontua Janete Batista, presidente da APP-Sindicato/Foz.
Os detalhes da mobilização estadual em Curitiba (PR), nesta quarta-feira, 16, serão informados para a categoria. Educadores(as) podem agendar a ida da Caravana da Educação em suas respectivas instituições por meio do WhatsApp da secretaria sindical: (45) 9936-0172. Nas visitas, são detalhadas as pautas, negociações e elencadas dúvidas e sugestões.
Aposentados(as)
A APP-Sindicato/Foz iniciou a convocação dos(as) trabalhadores(as) aposentados e aposentadas. O primeiro encontro do ano será no dia 25 de março, em local a ser confirmado. Será a primeira reunião periódica neste ano.
A secretária de Aposentados da APP-Sindicato/Foz, Para Maria das Graças Miranda, destaca a importância da participação desse segmento de educadores(as) nas ações e lutas. “Ratinho Junior deixar de fora das discussões os(as) aposentados(as) é desrespeito à quem se dedicou a construir a educação do Paraná durante anos”, denuncia.
Agora, depois de uma lacuna de quase uma década, o governo anuncia concurso com míseras 500 vagas, abaixo do que o sindicato cobra nestes anos todos, contextualiza. “Temos um grande número de aposentados(as) e muitos falecidos, a falta de servidores e funcionários nas escolas é grande, é uma afronta e um descaso à educação”, assevera Maria das Graças.
Encontro regional
A direção sindical também convoca professores(as) e funcionários(as) das nove cidades de abrangência da APP-Sindicato/Foz para participar do Conselho Popular de Educação (Conepe), reunindo a Macrorregião Oeste. O encontro será on-line será na neste sábado, 12 de março, das 9 às 12 horas.
O Conepe no Oeste abrange as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Assis Chateaubriand e Toledo. A reunião elege delegados(as) para a conferência estadual. “É um momento importante para se discutir o caminho da educação no Paraná e no Brasil”, reforça Janete Batista.
Inscrições no Cenepe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfNnuPD3AjMZChI7613SRmF5Cu7Gs50DxvLy4x-ecQHLLrPUA/viewform