Lei do Ensino Médio NEM-NEM: nem garante formação integral e nem forma para o mercado de trabalho; acesse a cartilha dividida em cards e a discuta em sua escola.
A APP-Sindicato/Foz está articulada à mobilização de educadores(as) e estudantes pela imediata revogação da Lei nº 13.415/2017. Essa normativa, que teve início em uma medida provisória, ou seja, foi instituída de cima para baixo e sem debate, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), impondo novas regras para o Ensino Médio.
Batizada de “reforma do Ensino Médio”, a lei na verdade promove o desmonte dessa etapa de ensino. É mais um grande ataque contra a escola pública defendida pelo governo federal, Ratinho Junior, Renato Feder e sua turma de mercadores da educação paranaense, instalados na Seed.
O “novo” Ensino Médio não tem nada de novidade, inserindo-se no contexto de exclusão e privatização que domina a conjuntura política no Brasil e no Paraná. Dissociada da realidade dos(as) estudantes dos estratos populares e jovens adultos, o “novo” Ensino Médio vai causar exclusão e abandono do ensino. A lei afronta a docência ao permitir que pessoas com o chamado “notório saber” possam dar aulas.
Como foi aprovado, os governos estabelecerão o NEM-NEM: nem garante formação integral para a vida a universidade e nem para o mercado de trabalho. Veja o que está em jogo com a cartilha produzida pela APP-Curitiba/Norte e outras parcerias, que está divida em cards com linguagem simples e direta.