O debate on-line, que foi proposto por sindicatos da educação, será realizado pela Câmara Municipal.
Por solicitação de seis sindicatos de trabalhadores(as) da educação, a Câmara de Vereadores promove audiência pública sobre a volta às aulas presencialmente em Foz do Iguaçu. O debate, semipresencial e em videoconferência, será nesta segunda-feira, 21, às 9h, com transmissão em www.fozdoiguacu.pr.leg.br.
O objetivo da proposta dos(as) educadores(as) é demonstrar ao poder público e à população que não é possível reabrir as instituições de ensino sem o controle da pandemia e a vacinação para toda a população. O Governo do Estado e a Prefeitura de Foz do Iguaçu pretendem retomar as aulas presenciais em toda a rede de ensino.
O Paraná registrou 495 mortes por covid-19 nessa sexta-feira, 19, o maior número em um boletim da Secretaria Estadual da Saúde, durante toda a pandemia. O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu está com a UTI lotada desde maio e a média móvel de casos está perto de 100 ocorrências diárias.
Neste sábado, 19, boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura registrou nove mortes em Foz do Iguaçu. Até o momento, apenas um profissional da educação no município foi imunizado com as duas doses de vacina, conforme o vacinômetro divulgado pela administração.
“Convidamos professores(as) e funcionários(as) de escolas para participar desse debate. São vidas que precisamos proteger e, portando, contamos com a categoria”, frisa o presidente da APP-Sindicato/Foz, Diego Valdez. “Estudantes, mães e pais de alunos(as) também devem integrar essa discussão”, completa.
Os sindicatos que solicitaram a audiência pública sobre a volta às aulas na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu foram:
APP-Sindicato/Foz: representa professores(as) e funcionários(as) de colégios estaduais em nove cidades da região e educadores(as) municipais de Itaipulândia;
Adunioeste: representa professores(as) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste);
Sesunila: representa professores(as) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila);
Sinprefi: representa professores(as) e profissionais de escolas municipais de Foz do Iguaçu;
Sinteoeste: representa professores(as) e técnicos(as) de instituições de ensino superior na Região Oeste; e
Sismufi: representa profissionais de escolas municipais de Foz do Iguaçu.