Com ato público, caminhada e distribuição de máscaras de proteção, mobilização denuncia cortes na educação, cobra vacina e aumento do auxílio emergencial.
Ato público e caminhada inserem Foz do Iguaçu na agenda nacional de protestos contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Organizada pela Unidade Sindical e Popular, a mobilização será neste sábado, 29, às 9h, na Praça da Paz, contando com a distribuição de 1.000 máscaras de proteção contra a covid-19.
Sindicatos, movimentos sociais e entidades estudantis atribuem a Bolsonaro e seus aliados políticos em estados e municípios a responsabilidade pela crise atual. Nessa crítica, está incluído o prolongamento da pandemia de covid-19, o que reflete em problemas sociais e na economia.
Segundo a organização, o ato público é para as pessoas que enfrentam dificuldades no dia a dia. São desempregados, trabalhadores que tiveram renda reduzida, pequenos comerciantes, servidores públicos que enfrentam políticas de desmonte e estudantes que vivenciam cortes orçamentários no ensino.
Está na pauta a cobrança pela agilidade na vacinação em massa contra a covid-19. A imunização ocorre em públicos prioritários, enquanto o país arrasta-se por 15 meses de pandemia, aproximando-se de meio milhão de vidas perdidas. Ainda há o sofrimento das pessoas pelo adoecimento, redução da renda, desemprego, fome e fechamento de empresas.
“O movimento também denuncia o corte do orçamento para a educação pública”, afirma Diego Valdez, da Unidade Sindical e Popular. “São ataques constantes que fazem parte de um projeto que visa a retirar da população, principalmente dos filhos dos trabalhadores, o direito à educação gratuita e de qualidade”, frisa.
Outra reivindicação é o aumento do valor do auxílio emergencial. “O negacionismo que faz o país atolar nessa crise sanitária está empurrando à fome cada vez mais brasileiros e brasileiras. É necessário priorizar a população vulnerável com um auxílio de valor digno, enquanto durar a pandemia”, defende Diego.
Ato público e caminhada
A concentração irá das 9h às 9h40. Em seguida, ocorre a caminhada pela Avenida JK, seguindo pelas ruas principais da cidade e passando pela frente da Câmara de Vereadores, com retorno à Praça da Paz.
Segurança sanitária
A organização do ato contra o Governo Bolsonaro em Foz do Iguaçu reforça a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção durante a mobilização. No protesto, também será exigido o distanciamento entre as pessoas e a higienização constante, com a disposição de álcool em gel.
Protesto contra o Governo Bolsonaro
Data: 29 de maio (sábado), às 9h
Concentração: Praça da Paz
Organização: Unidade Sindical e Popular de Foz do Iguaçu