Sindicato reitera que é preciso manter as escolas fechadas para preservar a vida de educadores(as), funcionários, estudantes e suas famílias.
A Prefeitura de Itaipulândia emitiu decreto interrompendo as aulas presenciais em centros de educação infantil e escolas da rede municipal – nos colégios estaduais, as atividades já estavam suspensas. A decisão, orientada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, entrou em vigor por tempo indeterminado.
A medida considera o atual momento de agravamento da pandemia de covid-19, justificada para a “prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”. A suspensão das atividades decorre, ainda, da alta taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais da região, que atendem a moradores do município.
A APP-Sindicato/Foz e a Direção Municipal da APP-Sindicato de Itaipulândia reiteram o seu compromisso com a defesa da vida. É preciso manter os estabelecimentos de ensinos fechados, sem aulas ou outras atividades, para evitar a exposição de educadores(as), estudantes e suas famílias ao novo coronavírus.
É preciso manter os estabelecimentos de ensinos fechados, sem aulas ou outras atividades, para evitar a exposição de educadores(as), estudantes e suas famílias ao novo coronavírus.
O Brasil e o Paraná vêm registrando recordes trágicos no número de novos casos e de mortes a cada dia, devido ao negacionismo e a escolhas políticas que não têm a vida como prioridade. Não há vacinação para todos(as), faltam vagas nos hospitais e sinais indicam escassez de insumos para intubação de pacientes com a doença em sua forma grave.
Itaipulândia e os municípios da 9ª Regional de Saúde enfrentam esse quadro caótico. A incidência de covid-19 nas nove cidades da microrregião é de 11.290 casos para cada 100 mil habitantes, a mais alta do estado, bem acima da média do Paraná, que é de 7.245. Os dados desta segunda-feira, 29, são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Os pacientes de Itaipulândia que carecem de internação hospitalar são atendidos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu. Essa unidade pública de saúde, referenciada pela Sesa para tratamento de covid-19 às populações da região, funciona no limite da sua capacidade, com cerca de 100% das vagas de UTI ocupadas.
Informe municipal sobre a evolução da doença mostra que 927 itaipulandienses foram infectados pelo novo coronavírus e 11 pessoas perderam a vida. A população da cidade é estimada pelo IBGE em 11.385 habitantes. A testagem da população é dificultada pela falta de materiais para a análise laboratorial dos exames.
Escolas fechadas preservam vidas de professores(as), funcionários(as), estudantes e suas famílias.
A volta às aulas presenciais deve acontecer somente com a pandemia sob controle e com imunização em massa contra a covid-19.
29 de março de 2021
Direção Municipal da APP-Sindicato de Itaipulândia
Direção Regional da APP-Sindicato/Foz