Coletivo de Pedagogas(os) da APP-Sindicato/Foz emite nota denunciando o autoritarismo do NRE de Foz do Iguaçu na condução dos trabalhos educacionais neste início de ano.
Nesta segunda-feira, 8, de forma on-line, ocorreu a primeira reunião da equipe de ensino do Núcleo Regional de Foz do Iguaçu com as equipes pedagógicas e diretores(as) das escolas estaduais. A finalidade era repassar orientações sobre a organização dos dias de Formação Pedagógica (11 e 12 de fevereiro), bem como, a organização das escolas para o retorno das aulas no modelo híbrido (presencial/on-line).
Registramos aqui o nosso descontentamento com essa metodologia de trabalho que desrespeita completamente o princípio da gestão democrática, que é uma diretriz para o funcionamento da educação pública.
Se fomos convocadas(os) para PARTICIPARMOS de uma reunião, o mínimo que esperávamos era poder interagir, dialogar, tirar dúvidas com os propositores da reunião, mas nem isso nos foi possibilitado. Considerando todas as “novidades” e novas legislações da organização do ano letivo híbrido em meio à pandemia, muitas dúvidas surgiram. No entanto, bastou escrevermos os primeiros questionamentos no chat que estava aberto inicialmente para os organizadores da reunião fecharem a caixa de diálogo.
Nos parece que todo o discurso feito pela integrante da equipe de ensino do NRE que conduzia a reunião, de como devemos usar as “novas” metodologias ativas e os recursos tecnológicos, serve apenas como discurso vazio da velha prática: “façam o que eu digo e não o que eu faço”. Já imaginou se agíssemos exatamente dessa forma na condução de reuniões de trabalho com nossos colegas no colégio? Ou então, imaginem se os(as) professores(as) agissem desse modo com seus(as) alunos(as) nas aulas, com o uso das tecnologias?
Se a condução das próximas reuniões entre NRE e escolas for desta forma autoritária (sem interação, sem questionamento, sem tirar dúvidas), nós sugerimos apenas nos encaminharem o link da “reunião” para assistirmos as orientações a qualquer horário, sem necessariamente precisar estar on-line, pois uma reunião síncrona pressupõe diálogo e alguma forma de interação.
É muito contraditório! No final da referida reunião ainda ouvimos citações do grande educador Paulo Freire, um dos propositores da dialogicidade na educação, do diálogo como condutor da prática, quando o que temos é este arremedo de autoritarismo.
Foz do Iguaçu, 8 de fevereiro de 2021
Coletivo de Pedagogas(os) do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu