Em reunião on-line com diretores(as) de escolas de Foz do Iguaçu e região, nesta sexta-feira, 23, a APP-Sindicato/Foz reforçou o pedido para que nenhuma instituição de ensino retome atividades ou aulas presenciais enquanto a pandemia oferecer risco à saúde de estudantes e educadores(as).
Foram repassadas às direções orientações sobre as resoluções da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), que tratam das medidas sanitárias de combate à pandemia, e da Secretaria Estadual de Educação (Seed), as quais ferem essas regras. Documentos da Seed pressionam para a reabertura das instituições para aulas e atividades, transferindo toda a responsabilidade a diretores(as), pais e mães de alunos(as).
Leia também: Diretores(as) de 42 escolas de Foz e região assinam carta contra obrigatoriedade do Meet
Durante o diálogo, houve relato sobre avaliação em torno das condições para possível retorno e atividades extracurriculares em uma escola, tendo como único objetivo contribuir para o aprendizado de alunos(as) e evitar a evasão escolar.
Conforme informações apresentadas durante a reunião, as escolas não receberam, até o momento, os kits de segurança e com equipamentos de proteção individual prometidos Seed.
“Foi um diálogo de alinhamento para todos nós, educadores(as), seguirmos em defesa da vida, da saúde dos trabalhadores(as) da educação, dos estudantes e suas famílias”, afirmou o diretor da APP-Sindicato/Foz, Silvio Borges.
“De um lado, resolução da saúde afirma que atividades presenciais nas escolas infringem regras sanitárias. De outro, Ratinho Junior e Renato Feder pressionam e jogam para as direções toda essa responsabilidade. Estamos unidos contra esse desmando”, asseverou o dirigente sindical.
De acordo com Silvio, há elementos novos na região que impedem qualquer discussão sobre atividades e aulas presenciais neste momento, como o recente aumento de casos de covid-19 e a reabertura da Ponte Internacional da Amizade. Com o grande fluxo comercial e turístico, resultado da liberação dessa via, agentes públicos de saúde projetam aumento da infecção do novo coronavírus na fronteira.
Nos últimos três dias, detalha o dirigente sindical, o boletim da Prefeitura de Foz do Iguaçu registrou 327 novas ocorrências de covid-19 – média diária acima de 100 casos – , e várias mortes. Os documentos epidemiológicos publicados diariamente informaram:
– 122 casos na quarta (21), em 24 horas, e 5 mortes;
– 94 diagnósticos positivos e outras 3 mortes, na quinta (22); e
– 111 novos casos da doença nesta sexta (23), além de 1 morte.