As direções da APP-Sindicato dos núcleos sindicais de Toledo e Foz do Iguaçu apoiam a greve dos(as) trabalhadores(as) dos Correios. Neste momento de duros ataques aos(às) trabalhadores(as), é fundamental a solidariedade de classe na luta por direitos, pela vida, na defesa dos serviços públicos e contra a privatização dos Correios.
No dia 17/08/2020, iniciou-se a greve dos Correios, a qual teve uma adesão de mais de 70% dos(as) trabalhadores(as). O trabalho dos Correios é, assim como os outros, essencial para a sociedade e os(as) trabalhadores(as) desse setor merecem ter assegurado os seus direitos e a sua segurança.
Assista ao vídeo:
A greve dos Correios acontece por diversos motivos. Entre eles, a quebra do atual Acordo Coletivo que teria vigência até o ano de 2021. Este acordo é composto por 79 cláusulas e 70 delas foram retiradas, o que estaria reduzindo o salário desses(as) trabalhadores (as) a 42% mensalmente.
Dentre as cláusulas retiradas estão as que determinavam um adicional de risco de 30%, em razão da pandemia do novo coronavírus, licença-maternidade de 180 dias, indenização por morte e auxílio para filhos(as) com necessidades especiais, adicional noturno e horas extras e vale alimentação.
Outro fator da greve é a questão da privatização. Além disso, os (as) trabalhadores(as) são contrários à proposta do governo de privatizar os Correios, visto que a iniciativa privada não tem interesse em manter o mesmo atendimento nos 5570 municípios brasileiros onde o Correios está presente.
Nós, trabalhadores(as) da educação pública, reconhecemos a parceria e importância dos Correios no nosso dia a dia. O trabalho realizado por funcionários(as) desta empresa pública garante a entrega anual de livros didáticos e outros materiais pedagógicos nas escolas.
Diante desse quadro, as direções da APP-Sindicato-Toledo e da APP-Sindicato-Foz reafirmam o apoio a essa luta legítima de defesa do Acordo Coletivo, da manutenção de direitos, de defesa da vida e contra a privatização dos Correios.
Em defesa do Acordo Coletivo de Trabalho e da dignidade dos trabalhadores(as) dos Correios! Pelo atendimento das reivindicações! Não à retirada de direitos!
Não à privatização dos Correios! Em defesa do emprego e do atendimento da população de todo país! Em defesa desse patrimônio do povo brasileiro!
Em defesa da vida! Contra a negligência da direção da empresa com a saúde dos(as) funcionários(as) na pandemia do novo coronavírus!
Só a luta muda a vida!
APP-Sindicato-Toledo
APP-Sindicato-Foz