Encontro faz parte da construção da jornada Rumo ao Centenário de Paulo Freire.
A APP-Sindicato/Foz convida para o seminário regional “Por uma Educação Emancipadora” neste sábado, 14, das 8h às 17h, no Sindicato dos Servidores Municipais de Foz (Sismufi). Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia. Será concedida certificação de 8 horas.
Parte da jornada Rumo ao Centenário de Paulo Freire: 1921-2021, o encontro é dirigido a educadores da rede estadual de Foz do Iguaçu e região, estudantes e integrantes de sindicatos, movimentos sociais e populares, entre outros segmentos interessados. O evento é gratuito.
O seminário “Por uma Educação Emancipadora” integra a campanha A APP Defende Você. Defenda a APP, que denuncia os ataques do Governo Ratinho Junior contra os(as) servidores(as) e o sindicato. Compõe, ainda, a agenda de construção da paralisação nacional da educação, no dia 18 de março, contra o projeto de Jair Bolsonaro que retira direitos, destrói o serviço público e corta recursos do ensino em todos os níveis.
O seminário irá debater práticas, teorias e processos educacionais e pedagógicos voltados para formação cidadã e autônoma. Nesse contexto, está incluída a necessidade da crítica a todas as formas de reprodução da desigualdade e da exclusão social, bem como, a reafirmação da necessidade de que os indivíduos sejam sujeitos da construção de uma nova sociedade, mais justa e igualitária.
Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira, conforme a Lei nº 12.612/2012, e um dos nomes mais respeitados e citados em estudos do campo da educação por todo o mundo. Hoje, o educador é atacado pela onda de ignorância e obscurantismo que é alimentada principalmente por Jair Bolsonaro, seus ideólogos e seguidores.
Seminário regional “Por uma Educação Emancipadora”
Data: 14 de março (sábado), a partir das 8h
Endereço: Auditório do Sismufi (Rua Tarobá, 249, centro – Foz do Iguaçu)