APP lança Congresso Estadual com quatro teses; etapa regional de Foz já está marcada

O Congresso Regional acontece nos dias 8 e 9 de novembro, em Foz do Iguaçu.

Educadores(as) da rede estadual do Paraná iniciam os debates sobre a organização, forma de atuação e bandeiras de luta por meio do 13º Congresso Estadual da APP-Sindicato. O tema desta edição é “Quem luta educa, a educação liberta”.

A etapa regional será nos dias 8 e 9 de novembro, no Sismufi (Sindicato dos Servidores Municipais), para professores(as), pedagogos(as) e funcionários(as) da base. Esse encontro integra o Curso de Formação da APP-Sindicato/Foz, em andamento.

A direção da APP-Sindicato/Foz ressalta a importância da participação dos(as) educadores(as) da base no Congresso Regional, em que serão eleitos os(as) delegados(as) que representarão o Núcleo Sindical. A escolha se dará por meio de chapas e observadas as cotas de gênero.

“Além dos debates educacionais, da análise da conjuntura e da definição de nossas pautas e reivindicações, as diretrizes aprovadas no congresso são decisivas para nossas estratégias, objetivos e formas de luta. São decisões que implicam no dia a dia da categoria, nos enfrentamentos no chão da escola e nas mobilizações”, enfatiza a presidenta da APP-Sindicato/Foz, Cátia Castro.

Quatro teses estão em debate. Clique para acessar o caderno com os quatro documentos):

TESE 1: Eu tô na luta, sempre! A educação resiste!
(Tese da direção estadual da APP-Sindicato)

TESE 2: Fora Bolsonaro! Em defesa da educação pública, gratuita de qualidade para todos!
(Tese da Esquerda Marxista)

TESE 3: Rebeldia e resistência: reorganizando a classe trabalhadora contra o capital e seu Estado.
(Tese de setores da oposição à direção estadual por uma APP de luta)

TESE 4: Para reacender a esperança na luta coletiva!
(Tese da APP-Sindicato Independente, Democrática e de Luta)

Inscrições

Para fazer a inscrição no Congresso Regional, os(as) educadores(as) devem informar nome completo, CPF, RG e telefone para a secretaria da APP-Sindicato/Foz: (45) 3027-1893 ou fozdoiguacu@app.com.br. O prazo para inscrições termina em 6 de novembro.

Para os(as) pequenos(as)

Durante o encontro, a APP-Sindicato/Foz realizará o “Congressinho, um espaço destinado a crianças de 2 a 11 anos. Serão promovidas atividades pedagógicas e recreativas gratuitas, mantidas por monitores(as) qualificados(as) para esse atendimento.

O “Congressinho” também é uma forma de incentivar a participação dos(as) educadores(as) com seus(as) filhos(as) pequenos(as).

Homenagens

Como acontece a cada edição, o Congresso Estadual da APP homenageia pessoas que contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Recebem as homenagens a Marielle Franco e a Eric Hobsbawn.

Socióloga, feminista e defensora dos direitos humanos, Marielle Franco foi executada no exercício de seu mandato de vereadora do Rio de Janeiro (RJ). Na luta popular, atuou principalmente contra a violência de gênero e o racismo, e em defesa dos(as) moradores(as) de favelas e das populações LGBTI+.

Autor de livros importantes para o pensamento, a sociedade e a história, como Era das Revoluções, Era do Capital e Era dos Extremos, Hobsbawn militou em defesa dos direitos humanos e da liberdade. Seus textos e análises combinam as áreas de economia, cultura, política e lutas sociais.

Acesse a página do 13º Congresso Estadual da APP.