Por democracia, direitos sociais e trabalhistas
Os educadores/as do Paraná se somarão a trabalhadores/as e integrantes dos movimentos sociais de todo o país para o ato unificado do Dia Internacional do Trabalhador/a, em 1° de maio, na cidade de Curitiba. A manifestação pela democracia, por direitos sociais e trabalhistas é organizada conjuntamente pelas centrais sindicais brasileiras.
A última assembleia da APP aprovou a participação da base no movimento. O ônibus para o transporte dos educadores/as de Foz do Iguaçu e região sairá na segunda-feira, 30 de abril, às 22h. O retorno acontece na terça-feira, 1°, às 18h. Para reservar a vaga é necessário entrar em contato com a secretaria da APP-Sindicato/Foz, até a próxima sexta-feira, às 18h, pelo telefone: (45) 3027-1893.
Diante dos graves ataques cometidos pelo Governo Temer e seus aliados nos estados, é de fundamental importância para a resistência dos trabalhadores/as a realização de uma grande mobilização nacional, que fortaleça os movimentos que lutam para refrear a agenda do capital, instalada no Brasil.
A reforma trabalhista promoveu a desregulamentação do trabalho, onde os tubarões dos empresários ficaram livres para explorar o suor dos trabalhadores/as. O resultado está visível: desemprego, redução de salários, cortes de direitos, terceirização sem limites, aumento da informalidade e da precarização do trabalho.
O governo Temer acaba de permitir, de forma deliberada, o fim da validade da Medida Provisória nº 808/17. Com isso, ficou mais objetiva a retirada de direitos com a reforma trabalhista. Sem a MP, por exemplo, a jornada de 12X36 horas passa a ser negociada diretamente entre patrões e empregados, não mais em acordo coletivo. É a liberdade para o patrão explorar os empregados em jornadas exaustivas de 12 horas de trabalho no dia.
1° de Maio – Dia Internacional do Trabalhador/a
Local: Praça Santos Andrade, Curitiba (PR)
Saída de Foz: segunda-feira, 30 de abril, às 22h (em frente à loja Santi Móveis)